sábado, 29 de março de 2014

Hora do Planeta, vamos participar!!!!

banner 300x300 animado

A Hora do Planeta ( Earth Hour) realiza-se desde 2007 e é uma iniciativa da ONG WWF, contra o aquecimento global! No último sábado de março de cada ano, governos, empresas e população são convidados a participar neste movimento apagando as luzes por 60 minutos a partir das 20.30h, diminuindo o gasto de energia nesse período e demonstrando a  sua preocupação com o problema do aquecimento global.

Vamos colaborar nós também!!!! Quem se compromete?????

Saudações em alerta!!!!!

Maria Terra









sábado, 22 de março de 2014

Missão up !!! Unidos pelo planeta!






Bom dia!!! Como o nosso lema é PASSAR A MENSAGEM, MULTIPLICAR OS GESTOS, hoje venho falar-vos de um programa que nos ensina muitas coisas sobre o ambiente. Destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos, tem atividades e um concurso a decorrer...Espreita aqui e fica a saber tudo, porque vale a pena. Se a tua escola ainda não está inscrita fala com os teus professores e os teus colegas para participarem...a minha já está a participar!!!





Saudações em alerta

Salvaterra 
(vigilante alerta 2)









sexta-feira, 21 de março de 2014

A floresta em nós!!!

E neste dia mundial da floresta, vamos lembrar apenas que o seu dia é todos os dias, que a sua magia é passado, presente e esperança de futuro....que a sua vida é promessa da nossa vida...a sua existência é parte da harmonia universal e como tal parte de nós, da nossa razão de existência, da nossa possibilidade de sobrevivência!!!! Hoje vamos lembrar só isso!

Maria Terra



quarta-feira, 12 de março de 2014

O lixo! O sério a brincar! (As sugestões do F.)



   Olá eu sou o F., tenho 8 anos e acredito que nunca é cedo para ajudar a salvar o nosso planeta .
   O meu nome de código no Alerta Planeta Azul é Salvaterra e sou o vigilante alerta 2 . 
   Vamos ver-nos muito por aqui !!!O lixo é um dos maiores problemas da Terra . Hoje deixo para os amigos mais novos um jogo muito engraçado e divertido que nos ajuda a perceber a importância do tratamento do lixo nas cidades. Foi feito para os amigos do Brasil mas pode ser jogado por todos! Espero que gostem!


Entra no jogo aqui e diverte-te!!!

Saudações em alerta!
Salvaterra




quarta-feira, 5 de março de 2014

Uma pegada, quantas Terras???? No rasto da pegada ecológica!!!







Pegada ecológica....o que é???

Entender o que é, é fácil...explicá-lo em fáceis palavras...nem por isso!!
A expressão nasce no Canadá, no meio universitário de especialistas em questões ambientais e impõe-se como uma medida para calcular o impacto anual dos seres humanos no ambiente, quanto aos recursos naturais que consomem com o seu estilo de vida habitual.
Os resultados desse cálculo permitem ver se o nosso tipo de vida é sustentável, se estamos dentro do limite das possibilidades de exploração dos recursos naturais do nosso planeta, ou se pelo contrário o ultrapassámos.







O que pode ser medido?

Os indivíduos, a população global ou de um qualquer lugar, um país ou mesmo um produto...tudo o que somos ou faz parte do nosso dia a dia tem impacto na vida da Terra, deixa a sua marca, o seu rasto, faz parte da sua pegada ecológica.!


Quais as vantagens de calcular a nossa Pegada Ecológica?

Perceber em que ponto estamos na nossa vida e para onde queremos ir...Se tivermos uma pequena pegada ecológica há que a manter ou reduzir, quem sabe apagar (sim é possível :)) )...se a nossa pegada for acima do necessário para uma vida sustentável há que inverter a situação com urgência, procurar os meios e encontrar as soluções!
Conseguir o conhecimento e a motivação para sair da nossa zona de conforto e avançar...o tempo urge afinal no âmbito global já partimos em desvantagem...neste momento a forma como vivemos no planeta excede em 23% as suas capacidades...é fácil prever o que será o futuro se assim continuarmos!


Quais as principais desculpas para não fazer nada disso...Não calcular nem empreender a mudança???

Não vale a pena...já não é possível fazer nada...já não vamos a tempo...acabaremos irremediavelmente  no caos e na destruição total do planeta!

Quem vem atrás que feche a porta!

O que se diz são exageros dos especialistas...não é nada assim !!!

O quê? Eu vou mudar coisas na minha vida enquanto vejo os outros mesmo ao meu lado a continuar a sua vida do costume sem pensar em mais nada??? Não estou para isso!

Essas coisas estão nas mãos dos governos e dos poderes instalados, individualmente não se consegue fazer nada!!!





Na opinião do Alerta Planeta Azul, e dos muitos que já lutam por esta causa no mundo inteiro, o que não vale a pena é "esconder a cabeça na areia", com este tipo de afirmações! Reafirmamos mais uma vez que não só vale a pena, como é imperioso para a sobrevivência do planeta e como tal do ser humano...e é responsabilidade de todos, a começar por nós.

O nosso lema é PASSAR MENSAGEM, MULTIPLICAR OS GESTOS!

Por isso vamos lá!!!!


Como calcular?



E não...não é assim tão difícil :)) !!!
Aceda aqui e calcule a sua pegada ecológica...ou procure outro tipo de calculadora (nem todas são iguais) e faça-o! Tenha em mente que os resultados não são exatos, trata-se de uma estimativa, como facilmente se compreende em processos tão complexos! 
E se perceber que a sua pegada tem uma dimensão exagerada, não se assuste...atue!!!


Saudações em alerta!"

Maria Terra