quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Terra, confronto final!!! (Sublinhados comentados)




«Nunca antes esteve a família humana à beira de destruir a biosfera terrestre  e debilitar as suas fundações ecológicas por gerações incontáveis. O círculo fechou-se e não há escapatória possível. A Terra é um sistema único e estreitamente interligado. Tanto a ecologia natural da Terra como a ecologia social das relações humanas estão em risco profundo.(...) Avançamos para uma crise de sistemas mundiais e interligados que abarcam todos os aspetos da vida. Nesta geração, confrontamo-nos frontalmente com questões fundamentais: Quem somos? Em que tipo de jornada nos encontramos, como comunidade humana?Como viveremos numa Terra cada vez mais pequena?
Acabou-se o tempo! Por todo o mundo soam alarmes com notícias que vão das crises económicas e do fim do petróleo barato à ruptura climática , à devastação de colheitas e à fome. Chegou a hora de procedermos a mudanças dramáticas na forma como vivemos. Se agirmos rápida e voluntariamente, podemos transformar a catástrofe em oportunidade. Os pequenos passos não vão bastar. Precisamos de redesenhar radicalmente os ambientes urbanos e acentuar as economias localizadas, rever os sistemas energéticos e criar uma democracia mais consciente e com a força necessária para proceder a grandes mudanças.
Como indivíduos, somos impotentes perante estes desafios gigantescos? Pensamos que pouco podemos fazer? A realidade é exactamente o oposto. Só as mudanças nas nossas vidas individuais podem criar as fundações sólidas e resilientes para um futuro prometedor


             Duane Elgin
   (escritor e orador detentor do Pémio Goi Peace Award pela sua contribuição para a mudança da visão, consciência e estilo de vida globais.)

Com este texto damos início à rubrica Sublinhados comentados, que trará por aqui textos significativos, promotores de reflexão e ação!!!

Duane coloca neste caso a tónica no que de fato interessa...não chega já refletir sobre estes assuntos, passámos já esse ponto....estamos, ao contrário, atrasados na acção. O perigo é real e global, começamos a sentir-lhe o efeito nas pequenas e grandes coisas do nosso dia a dia, naquilo que vemos  acontecer pelo mundo. A mudança tem de ser radical e implica desafios enormes que contudo começam nos nossos pequenos gestos. Só a consciência, o empenhamento, a união e a solidariedade podem salvar  a Terra.
Por aqui acreditamos que ainda é possível !!!! Por isso meus amigos estamos prontos para o confronto...!!! Vamos lá!

Bom dia, em alerta!



32 comentários:

  1. Pois não adianta já só refletir, mas infelizmente há tantos que nem isto fazem. Como fazer para que todos se consciencializem do que de fato está acontecer? Como fazer para que não mudem o programa que passa na tv quando este se trata de de consciencializar para mudanças de atitudes no que respeita ao ambiente?
    Eu queria muito acreditar que as pessoas vão mudar antes de ser tarde demais mas cada vez estou mais cética. Mas nem por isso cruzo os braços, isso é que não pode ser. Eu farei o melhor que puder para preservar o que temos de mais importante.
    Desejo tanto que através deste seu espaço consiga tocar muitos corações!

    Beijinhos
    Lassalete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lassalete, vejo que temos do seu lado uma aliada poderosa...vamos pois fazer a nossa parte...obrigada por estar por aqui!
      Bjs
      Maria Terra

      Eliminar
  2. Como vivemos numa terra cada vez mais pequena. Como comunidade humana que somos. Eu penso que não queremos ou não as sabemos respeitar. A parte sólida e líquida do Planeta Azul, penso que têm e continuarão a ter as mesmas dimensões que sempre tiveram. Todas as alterações verificadas no Planeta Azul, até agora. Serão com certeza provocados pela ambição do homem, que vai tentando chegar sempre mais além. Sem que para isso tão pouco tenha em atenção as consequências que podem trazer às gerações futuras! Não basta dizer, quem vier atrás, de mim, que feche aporta. Isso não é inteligência, mas sim não pensar no futuro de sua gente. A ganância pelo dinheiro, provocam guerras, e o que causam as guerras, destruição, morte e muita dor. Portanto, em vez de se fabricarem armas e munições. Plantamos árvores na terras e preservamos a água para as regar quando necessário for!

    Boa tarte para você amiga Maria, sempre de harmonia com a natureza.
    Um beijo
    Eduardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na fase em que nos encontramos já temos de torcer e correr para chegar a tempo de evitar o pior...mas mesmo assim temos de tentar!
      Bjs
      Maria

      Eliminar
  3. Já estamos sentindo agora os efeitos das mudanças amiga Maria.
    Lugares onde o frio está intenso e lugares onde o calor esta em demasia para a estação.
    Os desafios com certeza serão grandes,mas ainda temos esperanças em salvarmos nosso planeta.
    Lindo texto.
    Bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos conseguir travar o mal feito ainda em tempo...não será fácil...e por isso todos somos precisos!
      Bjs
      Maria

      Eliminar
  4. o maria?
    não conhecia este seu cantinho ainda! primeiramente queria te dar parabéns pela simples iniciativa deste blog, penso se cada pessoa pensasse com nos tudo seria tão diferente para o nosso planeta azul!
    MAS SE...
    Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.
    Walt Disney

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim...e o sonho neste caso é manter a vida na Terra...é isso que está em risco! Obrigada pela visita e por ter ficado por aqui!
      Bjs
      Maria

      Eliminar
  5. Querida amiga Maria vivemos numa sociedade demasiada egocêntrica e consumista onde os valores há muito deixaram de fazer sentido ,a brutalidade da ganancia gera cada vez mais conflitos que aos poucos a terra vai reclamando com a sua fúria ,educar e mudar hábitos e essencial mas e preciso urgentemente passar a pratica antes que seja demasiado tarde ,ter coragem e essencial para transformar este planeta oprimido ,muitos beijinhos Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos tão atrasados Emanuel...a mudança agora para funcionar terá de ser radical e em pouco tempo....se não o fizermos voluntariamente, vamos fazê-lo à força e na luta pela sobrevivência mais básica!
      Beijinhos
      Maria Terra

      Eliminar
  6. Parabéns! esse convite é muito importante e sem contar mais do que necessario para todos nós que estamos na internet; embora a internet esteja sendo feita de muita viol^neica verbal e imagens que não nos acrescenta em nada...e por ai vai...O planeta não é muito diferente, os interesses comerciais vem a frente.
    São tantas as coisas a falar e questionar que vou deixar um pouquinho para a próxima postagem, rsss
    Super beijo e muito obrigada pela visita ao Perseverança e seja sempre bem vinda por lá.

    Bjs
    Nicinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita amiga e por querer voltar, por aqui vamos falar de coisas praticas e maneiras de mudar aos poucos...!
      Beijinhos
      Maria

      Eliminar
  7. O valor veio substituir os valores. O consumismo exarcebado está a levar à destruição do que é mais importante para o ser vivo, o único lugar onde ele consegue viver, o nosso planeta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente amiga...não podemos ficar só a ver!!!!
      Obrigada pela visita e pelo comentário, e por ter ficado por cá vamos precisar de toda a ajuda...!!!
      Beijinhos
      Maria

      Eliminar
  8. Maria, um belo texto a merecer uma boa reflexão! Bom começo por aqui!! Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim ..só um começo Manuela...infelizmente refletir é só uma parte do assunto...infelizmente agora já é tempo de atuar...partimos atrasados para a mudança que urge!!!
      Beijinhos amiga
      Maria Terra

      Eliminar
  9. Olá amiga Maria, boa tarde! Cá estou para acompanhar na medida do possível mas este lindo e útil espaço. Parabéns pela linda iniciativa, o nosso planeta precisa mesmo de socorro, ele clama por mudanças urgentes, porque esta agonizando no meio da tamanha indiferença dos seres humanos. Nada sera fácil, mas ainda é tempo de acordar e fazer o possível para a sobrevivência de um planeta que clama por vida.
    Beijos com muito carinho e boa sorte.
    Marilene

    ResponderEliminar
  10. Que bom vê-la também por aqui Marlene...vamos precisar de todos ...estamos atrasados para a mudança...!
    Beijinhoss
    Maria Terra

    ResponderEliminar
  11. OI MARIA!
    ESTOU AQUI CONHECENDO TEU NOVO ESPAÇO, QUE NA CERTA DARÁ MUITO CERTO, POIS, COMO JÁ DEU PARA VER, TRARÁS ASSUNTOS INTERESSANTES E DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA TODOS.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim Zilani...aqui vamos precisar de todos!!!!
      Beijinhos
      Maria Terra

      Eliminar
  12. Maria, tem toda razão! O momento de discursos já passou e é tempo de ação para salvar o planeta. Lindo e tocante texto! bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo tempo de ação e vamos precisar de todos!!!
      Beijinhos
      Maria Terra

      Eliminar
  13. OLÁ MARIA,MUITO INTERESSANTE ESSE BLOG.VOU FICAR PARA VER AS NOVIDADES.BOM FIM DE SEMANA.VALÉRIA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Valéria, obrigada pela visita pelo gentil comentário e por ter ficado por aqui! Vamos precisar de todos nessa missão!!!
      Bjs
      Maria Terra

      Eliminar
  14. We have to cherish mother earth and protect her!

    ResponderEliminar
  15. Por aqui vamos começar por pequenos gestos ...mas vamos precisar da ajuda de todos:))
    Saudações em alerta
    Maria Terra

    ResponderEliminar
  16. Maria aqui estou para conhecer este seu novo e especial cantinho.
    Se queremos deixar para as futuras gerações um planeta verde e saudável, não bastam realmente palavras, a responsabilidade é de todos nós e tem de começar na nossa casa. Os nossos "pequenos " gestos fazem certamente a diferença.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mensagem é precisamente essa Maria...por aqui vamos começar por aí ...pelos pequenos gestos!!!
      Bem vinda e obrigada pela visita!
      Saudações alerta
      Maria Terra

      Eliminar
  17. Bom fim de semana divertido,
    Onde quer que você esteja
    Amorosamente, bem vivido
    Rodeada do que mais deseja.

    Nas plantas verdes estão as flores,
    Perfumadas no campo ou no jardim
    Vida feliz sem desgostos e sem dores
    Saúde, paz, alegria e felicidade sem fim.

    Tudo de muito bom com abundância,
    Melhor, quanto mais distante
    Da tão poluidora, danosa, ganância
    Num lugar onde tudo seja transparente
    Tão puro como o olhar de uma criança!

    Boa noite e bons sonhos, amiga Maria,
    um beijinho
    Eduardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda poesia Eduardo...obrigada!
      Saudações em alerta
      Maria Terra

      Eliminar
  18. Olá Maria
    São as mudanças de postura na conduta de cada indivíduo é que incorrerá na força da coletividade para as mudanças urgentes e necessárias. Um soberbo texto e contundente reflexão.
    Parabéns querida pela nova casa.
    Beijos com afeto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos mesmo de começar por nós em cada casa em cada indivíduo!!
      Obrigada Gracita pela visita...por aqui vamos mesmo precisar de todos!
      Beijinhos
      Maria

      Eliminar