quarta-feira, 5 de março de 2014

Uma pegada, quantas Terras???? No rasto da pegada ecológica!!!







Pegada ecológica....o que é???

Entender o que é, é fácil...explicá-lo em fáceis palavras...nem por isso!!
A expressão nasce no Canadá, no meio universitário de especialistas em questões ambientais e impõe-se como uma medida para calcular o impacto anual dos seres humanos no ambiente, quanto aos recursos naturais que consomem com o seu estilo de vida habitual.
Os resultados desse cálculo permitem ver se o nosso tipo de vida é sustentável, se estamos dentro do limite das possibilidades de exploração dos recursos naturais do nosso planeta, ou se pelo contrário o ultrapassámos.







O que pode ser medido?

Os indivíduos, a população global ou de um qualquer lugar, um país ou mesmo um produto...tudo o que somos ou faz parte do nosso dia a dia tem impacto na vida da Terra, deixa a sua marca, o seu rasto, faz parte da sua pegada ecológica.!


Quais as vantagens de calcular a nossa Pegada Ecológica?

Perceber em que ponto estamos na nossa vida e para onde queremos ir...Se tivermos uma pequena pegada ecológica há que a manter ou reduzir, quem sabe apagar (sim é possível :)) )...se a nossa pegada for acima do necessário para uma vida sustentável há que inverter a situação com urgência, procurar os meios e encontrar as soluções!
Conseguir o conhecimento e a motivação para sair da nossa zona de conforto e avançar...o tempo urge afinal no âmbito global já partimos em desvantagem...neste momento a forma como vivemos no planeta excede em 23% as suas capacidades...é fácil prever o que será o futuro se assim continuarmos!


Quais as principais desculpas para não fazer nada disso...Não calcular nem empreender a mudança???

Não vale a pena...já não é possível fazer nada...já não vamos a tempo...acabaremos irremediavelmente  no caos e na destruição total do planeta!

Quem vem atrás que feche a porta!

O que se diz são exageros dos especialistas...não é nada assim !!!

O quê? Eu vou mudar coisas na minha vida enquanto vejo os outros mesmo ao meu lado a continuar a sua vida do costume sem pensar em mais nada??? Não estou para isso!

Essas coisas estão nas mãos dos governos e dos poderes instalados, individualmente não se consegue fazer nada!!!





Na opinião do Alerta Planeta Azul, e dos muitos que já lutam por esta causa no mundo inteiro, o que não vale a pena é "esconder a cabeça na areia", com este tipo de afirmações! Reafirmamos mais uma vez que não só vale a pena, como é imperioso para a sobrevivência do planeta e como tal do ser humano...e é responsabilidade de todos, a começar por nós.

O nosso lema é PASSAR MENSAGEM, MULTIPLICAR OS GESTOS!

Por isso vamos lá!!!!


Como calcular?



E não...não é assim tão difícil :)) !!!
Aceda aqui e calcule a sua pegada ecológica...ou procure outro tipo de calculadora (nem todas são iguais) e faça-o! Tenha em mente que os resultados não são exatos, trata-se de uma estimativa, como facilmente se compreende em processos tão complexos! 
E se perceber que a sua pegada tem uma dimensão exagerada, não se assuste...atue!!!


Saudações em alerta!"

Maria Terra


34 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Precisamos de mais espaços assim para conscientização quanto a importância da preservação do planeta em que vivemos.
    Beijos com carinho e admiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Magda, pela visita, pelo comentário e por ter ficado por aqui...contamos consigo!
      Saudações em alerta
      Maria Terra

      Eliminar
  2. Dois planetas e meio ....fiquei desanimada, principalmente porque a parte dos conselhos ainda está em construção e estava à espera que me dessem mais alternativas do que as que eu já estudei (painéis solares).
    Vamos ver se eles divulgam essas soluções rapidinho para eu conseguir reduzir a minha pegada.
    beijocas e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...por aqui o resultado quando o fizemos também não foi melhor e resolvemos estabelecer um plano de ataque! Não sei o tempo que levará a construir a página de conselhos na calculadora, mas por aqui ainda agora começámos a falar de pegada ecológica...as alternativas também serão focadas!!!
      Obrigada pela tua visita e pelo teu interesse.
      Contamos contigo!
      Saudações em alerta!
      Maria Terra

      Eliminar
  3. Cá em casa, já estamos todos em alerta consigo!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos certos que sim. Obrigada Manuela pela visita e pelo interesse. Aproveito para agradecer a divulgação deste blogue no seu Cem manias!
      Saudações em alerta!
      Maria Terra

      Eliminar
  4. Parabéns pelo post, bem informativo e esclarecedor e tens razão:cada um PODE e DEVE fazer um pouco,sem esperar pelos outros! E vale a pena, sim! bjs,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de valer Chica, acho que não temos mais hipóteses!!!
      Obrigada pela visita e pelo teu interesse!
      Saudações em alerta!
      Maria

      Eliminar
  5. Um texto muito esclarecedor ,na minha opinião acho que foram décadas sem se ter a consciência que um dia tudo podia acabar ,acho que nos próprios não tivemos a instrução devida na nossa escolaridade ,hoje sinto que a nova geração esta bem mais preparada para fazer a mudança urgente para mudarmos atitudes para que o planeta volte a sorrir ,porque nunca e tarde ,beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que agora lhes são ensinadas mais coisas sobre o assunto...infelizmente o tempo urge e hoje em dia já lá não vamos apenas com boas práticas em reciclagem embora elas façam obrigatoriamente parte do processo...é preciso a mudança de estilo de vida e isso custa...custa muito a todos nós!!!
      Saudações em alerta Emanuel, obrigada pela visita!

      Eliminar
  6. Olá Maria! Agradecemos a sua visita!
    Pelo nosso planeta, vale a pena nos esforçarmos...por nosso futuro, é claro, mas principalmente porque estamos aqui como inquilinos, e como tal, precisamos deixar em ordem a excelente casa que nos foi confiada.
    A vida merece ser respeitada, quem somos nós para nos arrogarmos o direito de destruir apenas pelos nossos prazeres, não é?
    Ótimo o seu trabalho. Abraços!

    Bíndi e Ghost

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigada pela visita e por terem ficado por aqui!
      Infelizmente os inquilinos não têm respeitado a casa que lhes foi confiada e pelo caminho que levam vão acabar por não ter onde morar!!!
      Temos que começar por nós e mudar o que pudermos no nosso estilo de vida...fazendo-o pela Terra fazêmo-lo por nós!!

      Eliminar
  7. Não vale mesmo a pena é esconder a cabeça na areia. Pois, isso é o que os inimigos do Planeta Azul, querem que os que o defendem façam que é para o continuarem a destruir...Tantas vezes eu oiço dizer aos descontentes da politica seguida pelo actual governo. Não vale a pena lutar, pois não adianta...Isso é que ele quer ouvir, da boca daqueles que estão a ser mal tratados pelas desastrosas medidas de austeridade por ele impostas...Pois, se agente não lutar, então é que vai tudo pela água abaixo. Tantos anos lutou o povo português, pela liberdade e melhores condições de vida e conseguiu, por isso valeu a pena lutar. Só é pena terem cá ficada os destruidores do que tanto custou a conquistar, com sangue, suor e lágrimas.
    Boa noite para você amiga Maria, um beijo.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Eduardo, que achemos que não vale a pena lutar é o que pretendem aqueles que zelam apenas pelo seu poder e riqueza. Temos de prosseguir, mudando nós, passando a mensagem e assim multiplicando os gestos!!
      Saudações em alerta!
      Maria Terra

      Eliminar
  8. Fantástico blogue.Parabéns
    Como tu dizes não é enterrar enterrar a cabeça na areia, ou quem vem atrás que feche a porta.
    Obrigada pela partilha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga, neste blogue precisamos de todos, quantos mais formos mais possibilidades temos de fazer alguma diferença e neste caso qualquer diferença é importante.!
      Saudações
      Maria Terra

      Eliminar
  9. Every little bit helps! We all have to do our part!

    ResponderEliminar
  10. Cá por casa, temos muitos cuidados, mas há coisas que não é fácil mudar, paineis solares, etc, é um pouco impensavel, mas em termos de cuidados eléctricos e lixo, somos muito cumpridores, reciclamos, não deitamos nada para o chão, enfim acho que se todos fizessem o que fazemos seria bem melhor para todos.
    Bom trabalho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Marina se todos fizéssemos a nossa parte já era meio caminho andado...algumas mudanças passam por capacidade financeira como disseste, outras não! Como as coisas estão as mudanças têm de ser profundas e urgentes no nosso estilo de vida...mas não estamos preparados...Mesmo mantendo um comportamento responsável o nosso tipo de vida ocidental dá em qualquer calculadora uma pegada grande demais...claro que os Estados unidos têm uma muito maior mas isso não nos ajuda nada!!! Temos portanto que nos transcender nesta luta que é pelo futuro da Terra que é como quem diz dos nossos filhos:))! No outro blogue nunca pedi para me seguirem ou divulgarem mas aqui vou fazer tudo por tudo para chegar a mais pessoas...é a minha parte:))!
      Bjs
      Saudações em alerta
      Maria Terra

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Verdade Nal...verdade!!! Obrigada por ter ficado por aqui, precisamos de todos!!!
      Saudações
      Maria Terra

      Eliminar
  12. Já conhecia o conceito mas nunca tinha feito um questionário do género. De qualquer das maneiras há coisas às quais não sei responder, por isso vou fazer novamente quando estiver com o meu pessoal lá de casa todo junto. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por fazeres...vale mesmo a pena porque nos dá uma ideia do que realmente enfrentamos ...!
      Beijinhos
      Maria

      Eliminar
  13. Eu sinto-me muitas vezes sozinha nesta luta, mas não desisto. Tento fazer a minha parte, divulgar conhecimentos e aprender também. Não baixar os braços, porque o planeta é de todos. Mesmo que mais ninguém à minha volta não faça nada, não posso cruzar os braços e fazer "nada" como os outros. Minha consciência ecológica não me deixa.
    E vou tentando "angariar" mais e mais seguidores desta doutrina ecológica, que não é mais do que o que deve ser, pois nós somos natureza e sem ela nada somos. Obrigada pelo texto, gostei muito:)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Catarina! Sim também começámos há pouco a nossa luta através do blogue e sentimos isso...Muitos blogues sobre o tema abandonados ou sem interação...dificuldade de se conseguir retorno de quem se visita porque apesar de o assunto dizer respeito a todos, poucos se querem envolver...!!! Como tenho um outro blogue pessoal, consigo comparar bem a adesão e a dificuldade em a obter por aqui...mas estamos a começar e não vamos desistir...Parabéns por continuar a passar a mensagem e a ser exemplo...!
      Uma excelente semana também para si Catarina!!!
      Saudações em alerta
      Maria Terra

      Eliminar
  14. Oi Maria,
    e está mais do que na hora de agirmos mais, não ficar só na fala, precisamos fazer, e fazer a nossa parte, já é muito bom, imagina todos fazendo a sua parte...
    Vou estar sempre por aqui, para me motivar cada vez mais.
    Beijos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fátima!!! Juntos faremos melhor!!!
      Bjs
      Maria Terra

      Eliminar
  15. Oi Maria Terra, agradecendo e retribuindo sua visita. Obrigado pelo recado, apareça outra vezes sera um prazer te receber. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Geralda! Obrigada pela visita e por ter ficado por aqui...juntos será mais fácil!!!
      Bjs
      Maria Terra

      Eliminar
  16. Muito legal o blog. Parabéns. Nao consegui seguir. Vou tentando. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda amiga, o blogger está com um problema e a maior parte das pessoas não consegue seguir nem ser seguido no google friend...já coloquei o quadro do google +,não é a mesma coisa mas enfim..! Obrigada pelas suas palavras! Até breve, por aqui precisamos de todos!
      Saudações
      Maria

      Eliminar
  17. Muito legal!!!
    Eu preciso de exemplos de pegada ecológica você teria como me ajudar?

    ResponderEliminar
  18. Provavelmente mas nesse caso nunca poderia ser modo anónimo!!!
    Saudações
    Maria Terra!

    ResponderEliminar