sábado, 31 de maio de 2014

Bee or not to be! O desaparecimento das abelhas!



Você sabia que foi em 1995 que se começou a falar do que atualmente se pode considerar um enorme desafio da apicultura mundial e uma terrível ameaça para a vida na Terra? De fato desde essa altura se tem vindo a verificar um fenómeno ainda sem explicação concreta, nem solução, denominado Síndrome do Colapso das Colónias, discutido pela primeira vez em 2007 no Congresso Mundial da Apicultura em Apimondia na Austrália. Hoje em dia os números  são cada vez mais alarmantes registando-se um desaparecimento crescente e massivo de colónias nos EUA, na Europa e mesmo em outros continentes.


O desaparecimento das abelhas seria fatal para o ser humano, já que são responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas mundiais!
Pensa-se que este desaparecimento possa ter a ver com a perda dos habitats naturais, a utilização massiva de pesticidas, as práticas apículas, redes e sistemas eletromagnéticos, ou mesmo com alguma doença por descobrir...mas a única certeza é que a perda da biodiversidade é uma realidade em crescimento afetando o equilíbrio dos ecossistemas.

Como podemos ajudar?

Promovendo precisamente a manutenção da biodiversidade e assim facilitando a vida do seres vivos que dela dependem...não esquecendo que os seres humanos estão entre eles!!!

No seu jardim ou quintal tenha plantas que podendo ser utilizadas em outras áreas como a das plantas medicinais, dos temperos, dos arranjos florais ou da horta, sejam atrativas para as abelhas pela qualidade do seu pólen e pelas suas caraterísticas sanzonais!


Foto: COMO AJUDAR A COMBATER A EXTINÇÃO DAS ABELHAS:

Como certamente já ouviu falar, nos últimos anos tem-se registado uma perda significativa dos enxames de Abelhas naquilo a que se chama o síndrome de colapso da colónia. Apesar de não se saber a razão exacta muitas hipóteses são apontadas: utilização extensiva de pesticidas, perda de habitats naturais, redes electromagnéticas, um vírus ou doença ainda não detectada, as próprias práticas apículas convencionais, etc.

Em todo o caso, a perda da biodiversidade e dos habitats naturais é uma realidade que afecta todas as espécies vivas no planeta, sendo as Abelhas um caso especial pela sua importância no equilíbrio dos ecossistemas – devido ao seu grande papel de polinizador natural.

Mais que adoptar um enxame pode participar num planeta com mais biodiversidade, ajudando os restantes seres vivos – neste caso as Abelhas – a sobreviver e a prosperar. Basta equacionar no seu jardim ou na sua horta plantas que são especialmente atractivas para Abelhas pela qualidade do seu pólen, a sua sazonabilidade, etc. Estas são algumas plantas que recomendamos, sendo que as pode conciliar com utilização em medicina herbal, tempêros, arranjos florais, ou mesmo em consociação na sua horta.

Fonte : A Senhora do Monte

Aqui ficam então algumas das que poderão ser consideradas na missão de ajudar a salvar as abelhas e os ecossistemas de que todos dependemos!
Vamos fazer a nossa parte???

Saudações em alerta!

Maria Terra



.

5 comentários:

  1. Ainda me lembro a 30 anos quando era menino pegava nas abelhas com a mao ,hoje talvez seja difícil como diz já pouco se vem ,infelizmente o homem e o grande responsável ,mas como ainda resta uma esperança vamos abraçar e salvar tao doce animal ,beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O reino das abelhas é fabuloso, e claro que são importantíssimas.
    Obrigada pela partilha.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As abelhas são lindas e muito importantes para polinização.
    Lindo alerta.
    bjs amiga Anete
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  4. Perdão Maria em chamar você de Anete,
    mas é que estou com o nome dessa amiga em minha cabeça.
    bjs
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  5. This is so sad! Bees are important! We need them!

    ResponderEliminar