«Nunca antes esteve a família humana à beira de destruir a biosfera terrestre e debilitar as suas fundações ecológicas por gerações incontáveis. O círculo fechou-se e não há escapatória possível. A Terra é um sistema único e estreitamente interligado. Tanto a ecologia natural da Terra como a ecologia social das relações humanas estão em risco profundo.(...) Avançamos para uma crise de sistemas mundiais e interligados que abarcam todos os aspetos da vida. Nesta geração, confrontamo-nos frontalmente com questões fundamentais: Quem somos? Em que tipo de jornada nos encontramos, como comunidade humana?Como viveremos numa Terra cada vez mais pequena?
Acabou-se o tempo! Por todo o mundo soam alarmes com notícias que vão das crises económicas e do fim do petróleo barato à ruptura climática , à devastação de colheitas e à fome. Chegou a hora de procedermos a mudanças dramáticas na forma como vivemos. Se agirmos rápida e voluntariamente, podemos transformar a catástrofe em oportunidade. Os pequenos passos não vão bastar. Precisamos de redesenhar radicalmente os ambientes urbanos e acentuar as economias localizadas, rever os sistemas energéticos e criar uma democracia mais consciente e com a força necessária para proceder a grandes mudanças.
Como indivíduos, somos impotentes perante estes desafios gigantescos? Pensamos que pouco podemos fazer? A realidade é exactamente o oposto. Só as mudanças nas nossas vidas individuais podem criar as fundações sólidas e resilientes para um futuro prometedor.»
Duane Elgin
(escritor e orador detentor do Pémio Goi Peace Award pela sua contribuição para a mudança da visão, consciência e estilo de vida globais.)
Duane coloca neste caso a tónica no que de fato interessa...não chega já refletir sobre estes assuntos, passámos já esse ponto....estamos, ao contrário, atrasados na acção. O perigo é real e global, começamos a sentir-lhe o efeito nas pequenas e grandes coisas do nosso dia a dia, naquilo que vemos acontecer pelo mundo. A mudança tem de ser radical e implica desafios enormes que contudo começam nos nossos pequenos gestos. Só a consciência, o empenhamento, a união e a solidariedade podem salvar a Terra.
Por aqui acreditamos que ainda é possível !!!! Por isso meus amigos estamos prontos para o confronto...!!! Vamos lá!
Bom dia, em alerta!
Pois não adianta já só refletir, mas infelizmente há tantos que nem isto fazem. Como fazer para que todos se consciencializem do que de fato está acontecer? Como fazer para que não mudem o programa que passa na tv quando este se trata de de consciencializar para mudanças de atitudes no que respeita ao ambiente?
ResponderEliminarEu queria muito acreditar que as pessoas vão mudar antes de ser tarde demais mas cada vez estou mais cética. Mas nem por isso cruzo os braços, isso é que não pode ser. Eu farei o melhor que puder para preservar o que temos de mais importante.
Desejo tanto que através deste seu espaço consiga tocar muitos corações!
Beijinhos
Lassalete
Querida Lassalete, vejo que temos do seu lado uma aliada poderosa...vamos pois fazer a nossa parte...obrigada por estar por aqui!
EliminarBjs
Maria Terra
Como vivemos numa terra cada vez mais pequena. Como comunidade humana que somos. Eu penso que não queremos ou não as sabemos respeitar. A parte sólida e líquida do Planeta Azul, penso que têm e continuarão a ter as mesmas dimensões que sempre tiveram. Todas as alterações verificadas no Planeta Azul, até agora. Serão com certeza provocados pela ambição do homem, que vai tentando chegar sempre mais além. Sem que para isso tão pouco tenha em atenção as consequências que podem trazer às gerações futuras! Não basta dizer, quem vier atrás, de mim, que feche aporta. Isso não é inteligência, mas sim não pensar no futuro de sua gente. A ganância pelo dinheiro, provocam guerras, e o que causam as guerras, destruição, morte e muita dor. Portanto, em vez de se fabricarem armas e munições. Plantamos árvores na terras e preservamos a água para as regar quando necessário for!
ResponderEliminarBoa tarte para você amiga Maria, sempre de harmonia com a natureza.
Um beijo
Eduardo.
Na fase em que nos encontramos já temos de torcer e correr para chegar a tempo de evitar o pior...mas mesmo assim temos de tentar!
EliminarBjs
Maria
Já estamos sentindo agora os efeitos das mudanças amiga Maria.
ResponderEliminarLugares onde o frio está intenso e lugares onde o calor esta em demasia para a estação.
Os desafios com certeza serão grandes,mas ainda temos esperanças em salvarmos nosso planeta.
Lindo texto.
Bjs
Carmen Lúcia-mamymilu
Esperemos conseguir travar o mal feito ainda em tempo...não será fácil...e por isso todos somos precisos!
EliminarBjs
Maria
o maria?
ResponderEliminarnão conhecia este seu cantinho ainda! primeiramente queria te dar parabéns pela simples iniciativa deste blog, penso se cada pessoa pensasse com nos tudo seria tão diferente para o nosso planeta azul!
MAS SE...
Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.
Walt Disney
Claro que sim...e o sonho neste caso é manter a vida na Terra...é isso que está em risco! Obrigada pela visita e por ter ficado por aqui!
EliminarBjs
Maria
Querida amiga Maria vivemos numa sociedade demasiada egocêntrica e consumista onde os valores há muito deixaram de fazer sentido ,a brutalidade da ganancia gera cada vez mais conflitos que aos poucos a terra vai reclamando com a sua fúria ,educar e mudar hábitos e essencial mas e preciso urgentemente passar a pratica antes que seja demasiado tarde ,ter coragem e essencial para transformar este planeta oprimido ,muitos beijinhos Maria
ResponderEliminarEstamos tão atrasados Emanuel...a mudança agora para funcionar terá de ser radical e em pouco tempo....se não o fizermos voluntariamente, vamos fazê-lo à força e na luta pela sobrevivência mais básica!
EliminarBeijinhos
Maria Terra
Parabéns! esse convite é muito importante e sem contar mais do que necessario para todos nós que estamos na internet; embora a internet esteja sendo feita de muita viol^neica verbal e imagens que não nos acrescenta em nada...e por ai vai...O planeta não é muito diferente, os interesses comerciais vem a frente.
ResponderEliminarSão tantas as coisas a falar e questionar que vou deixar um pouquinho para a próxima postagem, rsss
Super beijo e muito obrigada pela visita ao Perseverança e seja sempre bem vinda por lá.
Bjs
Nicinha
Obrigada pela visita amiga e por querer voltar, por aqui vamos falar de coisas praticas e maneiras de mudar aos poucos...!
EliminarBeijinhos
Maria
O valor veio substituir os valores. O consumismo exarcebado está a levar à destruição do que é mais importante para o ser vivo, o único lugar onde ele consegue viver, o nosso planeta!
ResponderEliminarPrecisamente amiga...não podemos ficar só a ver!!!!
EliminarObrigada pela visita e pelo comentário, e por ter ficado por cá vamos precisar de toda a ajuda...!!!
Beijinhos
Maria
Maria, um belo texto a merecer uma boa reflexão! Bom começo por aqui!! Beijinho!
ResponderEliminarSim ..só um começo Manuela...infelizmente refletir é só uma parte do assunto...infelizmente agora já é tempo de atuar...partimos atrasados para a mudança que urge!!!
EliminarBeijinhos amiga
Maria Terra
Olá amiga Maria, boa tarde! Cá estou para acompanhar na medida do possível mas este lindo e útil espaço. Parabéns pela linda iniciativa, o nosso planeta precisa mesmo de socorro, ele clama por mudanças urgentes, porque esta agonizando no meio da tamanha indiferença dos seres humanos. Nada sera fácil, mas ainda é tempo de acordar e fazer o possível para a sobrevivência de um planeta que clama por vida.
ResponderEliminarBeijos com muito carinho e boa sorte.
Marilene
Que bom vê-la também por aqui Marlene...vamos precisar de todos ...estamos atrasados para a mudança...!
ResponderEliminarBeijinhoss
Maria Terra
OI MARIA!
ResponderEliminarESTOU AQUI CONHECENDO TEU NOVO ESPAÇO, QUE NA CERTA DARÁ MUITO CERTO, POIS, COMO JÁ DEU PARA VER, TRARÁS ASSUNTOS INTERESSANTES E DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA TODOS.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Espero que sim Zilani...aqui vamos precisar de todos!!!!
EliminarBeijinhos
Maria Terra
Maria, tem toda razão! O momento de discursos já passou e é tempo de ação para salvar o planeta. Lindo e tocante texto! bjs,
ResponderEliminarIsso mesmo tempo de ação e vamos precisar de todos!!!
EliminarBeijinhos
Maria Terra
OLÁ MARIA,MUITO INTERESSANTE ESSE BLOG.VOU FICAR PARA VER AS NOVIDADES.BOM FIM DE SEMANA.VALÉRIA.
ResponderEliminarBem vinda Valéria, obrigada pela visita pelo gentil comentário e por ter ficado por aqui! Vamos precisar de todos nessa missão!!!
EliminarBjs
Maria Terra
We have to cherish mother earth and protect her!
ResponderEliminarPor aqui vamos começar por pequenos gestos ...mas vamos precisar da ajuda de todos:))
ResponderEliminarSaudações em alerta
Maria Terra
Maria aqui estou para conhecer este seu novo e especial cantinho.
ResponderEliminarSe queremos deixar para as futuras gerações um planeta verde e saudável, não bastam realmente palavras, a responsabilidade é de todos nós e tem de começar na nossa casa. Os nossos "pequenos " gestos fazem certamente a diferença.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
A mensagem é precisamente essa Maria...por aqui vamos começar por aí ...pelos pequenos gestos!!!
EliminarBem vinda e obrigada pela visita!
Saudações alerta
Maria Terra
Bom fim de semana divertido,
ResponderEliminarOnde quer que você esteja
Amorosamente, bem vivido
Rodeada do que mais deseja.
Nas plantas verdes estão as flores,
Perfumadas no campo ou no jardim
Vida feliz sem desgostos e sem dores
Saúde, paz, alegria e felicidade sem fim.
Tudo de muito bom com abundância,
Melhor, quanto mais distante
Da tão poluidora, danosa, ganância
Num lugar onde tudo seja transparente
Tão puro como o olhar de uma criança!
Boa noite e bons sonhos, amiga Maria,
um beijinho
Eduardo.
Linda poesia Eduardo...obrigada!
EliminarSaudações em alerta
Maria Terra
Olá Maria
ResponderEliminarSão as mudanças de postura na conduta de cada indivíduo é que incorrerá na força da coletividade para as mudanças urgentes e necessárias. Um soberbo texto e contundente reflexão.
Parabéns querida pela nova casa.
Beijos com afeto
Temos mesmo de começar por nós em cada casa em cada indivíduo!!
EliminarObrigada Gracita pela visita...por aqui vamos mesmo precisar de todos!
Beijinhos
Maria