terça-feira, 1 de abril de 2014

Pequim, prisioneiros da bruma!




Pequim,  uma das cidades mais afetadas pela poluição, em todo o mundo, tornou-se o testemunho vivo, e em tempo real, daquilo que se poderá tornar a vida por todo o planeta, em breve espaço de tempo, se nada mudar nas nossas vidas e os poderes instituídos não abraçarem  de alma e coração finalmente, a causa premente da salvação da Terra e da vida na Terra.

Neste momento a população de Pequim é já prisioneira  da bruma provocada pelos elevados níveis de poluição, e a sua vida é gerida num constante confronto com o fumo tóxico que ataca a sua saúde e os seus hábitos, independentemente de gerações ou classes sociais, embora evidentemente os mais ricos tenham possibilidade de melhor se proteger, adquirindo equipamentos especiais de tratamento do ar, ou mudando-se para áreas de residência mais afastadas do centro.


Espantosamente os habitantes da cidade só perceberam o risco em que viviam, quando a embaixada americana em Pequim começou a publicar as suas medições de partículas nocivas no ar. Até essa altura ninguém sabia do que se tratava. A concentração de particulas PM2,5  na cidade é de 100 a 200mg por metro cúbico de ar, sendo recorrentes picos de 200 e 300mg/m3, no entanto a exposição a  uma taxa superior a 25mg/m3 durante 24h já é considerada nociva à saúde!!!

Agora a vida é planeada de acordo com os níveis de poluição anunciados todos os dias de manhã na televisão!

A família Shen, da classe média alta mudou-se para um duplex nos arredores da capital, comprou purificadores de ar de boa marca para os três quartos e rodeou-se de plantas de interior. Este inverno não saíram quase, embora no passado costumassem partir para esquiar e em excursões. Jogging  ou atividades de exterior foram evitadas e substituídas por outras como a natação em piscina coberta. Junto com outras famílias cotizaram-se e compraram dois purificadores de ar para a sala de aulas do filho, com 41 alunos onde o professor incentiva o uso de máscaras.

Toute la famille de Xiaosheng, un Pékinois de 35 ans fonctionnaire dans un média officiel, a adopté les purificateurs d'air intérieur, les maques de protection pour aller dehors et calque ses activité extérieures sur les indications de pollution publiées quotidiennement par les autorités de Pékin.

A família Yiaosheng, na imagem, de classe média de nível mais baixo do que o da família Sheng, despertou há pouco tempo para a necessidade de se proteger preventivamente contra a poluição. Habitando a zona oeste de Pequim acreditavam que o perigo era só no exterior e que estavam a salvo em casa...! Depois perceberam que a poluição também estava no interior e danificava os vários orgãos como os rins e o coração e que as crianças mais pequenas estavam ainda mais vulneráveis na exposição às substâncias tóxicas. Assim compraram três purificadores de ar, deixaram de abrir as janelas mais do que dois minutos, porque mais do que isso basta para que o ar exterior contamine totalmente o interior e passaram a usar máscara quando têm de sair à rua! Os passeios passaram a ser nos centros comerciais e em alturas de picos mais elevados deixaram de sair. 

Duas famílias, dois exemplos de uma existência condicionada pela poluição...o futuro no presente...aos nossos olhos !!!!

Maria Terra

                                                 (com base num artigo de Brice Pedroletti no Le Monde, Março, 2014)

26 comentários:

  1. Que sufoco viver assim ,sou de facto um privilegiado ,beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto estamos bem melhor, mas Paris esteve em alerta há pouco tempo e Lisboa tem tido níveis razoavelmente altos de poluição !!!
      Saudações
      Maria

      Eliminar
  2. Um grande alerta e faz pensar! Enquanto aqui reclamamos de tantas coisas eles lá vivem assim! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em breve será uma realidade nossa também se nada for mudado...mas por custar tanto a acreditar custa a mudar seja o que for...!
      Saudações
      Maria

      Eliminar
  3. Fico pensando como o ser humano acha normal poluir e saber que isso afeta a saúde de si e dos outros?
    Dinheiro vale mais que vidas?

    bjokas =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para alguns parece que ainda persiste a dúvida...esquecem que quando for irreversível é para todos!
      Saudações
      Maria

      Eliminar
  4. É uma das imagens que mais me arrepia!
    Como lamento que o nosso mundo se sinta tão mal amado!!! Bj

    ResponderEliminar
  5. As pessoas têm de usar máscara,
    Tanta fumaça, carregada de veneno
    Industrialização desgovernada
    Tudo isso por causa do dinheiro!

    Preferem os governos!
    Que o povo morra envenenado
    Porque eles não estão sujeitos
    Vivem no paraíso sossegado!

    Boa noite para você,
    amiga Maria, um beijo.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O futuro já nos espreita Eduardo!!
      Saudações
      Maria Terra

      Eliminar
  6. Horrible and very scary!!! This must change

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Completamente verdade!!!!
      Saudações em alerta
      Maria Terra

      Eliminar
  8. Sinceramente as pessoas reclamam e criticam esta poluicao, mas a sua maioria usa carros e infelizmente nao e' por isto que vai deixar de usar... e' o que chamamos de comodismo. Se temos, se podemos, porque nao usar!!! (triste realidade da qual discordo). Eu trabalho numa zona industrial (ca' em Inglaterra) onde mensalmente ha uma constante vigilancia dos graus de poluicao. Na nossa empresa pelo menos essa palavra nao existe. No entanto somos atacados 3-5 vezes por ano por uma fase de "poluicao" onde ventos empurram para Inglaterra nuvens de areia do deserto e poluicao. Prejudicial para quem tem problemas de pulmao. E' infelizmente uma realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia não muito longe, se nada mudar a começar em nós Anne, não teremos escolha!!!
      Saudações em alerta
      Maria Terra

      Eliminar
  9. Arrepiante! Pequim é um exemplo tão real e mesmo assim parece distante para a maioria da população mundial! Há muitos anos atrás eu deparei-me com imagens como estas vindas da China e partir desse dia mudei drásticamente a minha forma de estar e de ser!
    Os bons exemplos são para seguir e os maus são para evitar.

    Beijinhos Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São suficientemente assustadoras para nos fazer mudar sim...!!!
      Saudações amiga!
      Maria Terra

      Eliminar
  10. A China é um dos países mais poluentes do mundo, por isso é normal que também seja o país mais poluído.
    Há muita coisa que tem de mudar, mas a primeira é a consciência das pessoas.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tem de começar por aí mas o tempo urge!
      Saudações
      Maria Terra

      Eliminar
  11. Nossa, que horror! Precisamos mesmo abrir nossos olhos para o rumo que estamos tomando! Nosso planeta é maravilhoso e não merece ser tratado assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagens e realidades como estas tão próximas deveriam bastar para nos abrir os olhos!!!
      Saudações em alerta!
      Maria Terra

      Eliminar